O que é o Mining Hub

WeWork, maior rede de espaços de trabalho do mundo, anuncia a chegada ao Brasil de uma iniciativa pioneira para a indústria minerária em nível global. Com a participação confirmada de alguns dos principais players do setor, a empresa conta com um centro de inovação para startups, empreendedores, mineradoras e empresas integrantes da cadeia de fornecimento da indústria.

O Mining Hub – Hub da Mineração ocupa um dos seis andares do prédio da WeWork em Belo Horizonte (MG). O espaço tem a missão de gerar inovação aplicada aos desafios da mineração industrial, uma das principais atividades econômicas do País.

O projeto, que conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), é inédito por reunir todos os players de um mesmo setor interessados em trabalhar de forma

conjunta para desenvolver soluções a desafios estratégicos e operacionais comuns às suas operações, divididos em cinco áreas: Segurança (Operacional e SSO – segurança e saúde ocupacional); Gestão da Água; Fontes de Energia Alternativa; Eficiência Operacional; e Gestão de Resíduos. Para tanto, durante um ano, empreendedores e startupsserão acelerados em ciclos de três ou quatro meses, com o apoio da Neo Ventures, empresa com vasto histórico na aceleração de startups e programas de inovação aberta para corporações.

Mais que um local compartilhado para inovação, o Mining Hub é um centro para relacionamento com novos modelos de negócios e novas tecnologia.
O Hub é composto por 21 das maiores mineradoras do país e diversas grandes empresas parceiras do setor de mineração.

Laminatus no Mining Hub

A Laminatus faz parte das 15 startups reunidas junto com 21 mineradoras para encontrar soluções inovadoras para área da mineração através da Mining Hub, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração.

O programa busca conectar iniciativas inovadoras às mineradoras para o desenvolvimento conjunto de soluções de desafios nas temáticas: eficiência operacional, fontes de energia alternativa, gestão de água, gestão de resíduos e segurança: operacional e SSO.

O Projeto da Laminatus no Mining Hub

A LAMINATUS ENGENHARIA tem como missão inserir no mercado nacional um novo produto formado por painéis laminares que utilizam como matéria prima co-produtos da mineração. Além dos inúmeros benefícios ambientais, o sistema construtivo utilizando os painéis, proporciona maior estabilidade e resistência estrutural, reduz significativamente mão de obra, desperdícios e tempo de construção.

A tecnologia das estruturas multilaminares de concreto, painéis laminares, é uma nova proposta de modelo estrutural, na realidade ela tem vários formatos, mas em síntese é uma estrutura mista formada por lâminas com diversas especialidades.

Proposta do Projeto

Neste projeto pretendemos mitigar os impactos decorrentes da extração e do beneficiamento dos rejeitos e reduzir a extração de matéria prima virgem da natureza. Além disso, almejamos viabilizar a utilização em escala industrial do rejeito na fabricação de laminados mais eficientes que permitirão uma transformação na economia, por meio da possibilidade de construções mais baratas e com prazo de entrega menor.

Com o sucesso do produto poderemos atuar em toda a cadeia produtiva da construção civil e pesada (obras industriais e de infraestrutura), em habitações de interesse social e empreendimentos habitacionais privados, além de instalações comerciais e industriais

Além disso, o painel laminar com co-produto de mineração poderá ser utilizado na construção de guaritas de segurança (devido à resistência a impactos), na montagem de banheiros públicos, na construção de estádios esportivos, centros de saúde, escolas, entre outros.

Valor do Projeto

Os resíduos mínero-metalúrgicos gerados pelas mineradoras atualmente são dispostos em barragens (algumas em final de vida útil), sendo assim é imprescindível a busca por novas alternativas para evitar a construção de novos depósitos de rejeitos ou até mesmo o encerramento uma operação por falta de local licenciado para disposição dos rejeitos.

Tendo isto em vista e em alinhamento com a meta de sustentabilidade da empresa de reduzir 50% dos resíduos gerados em seu processo produtivo é preciso buscar estudos de rotas tecnológicas que destinem os resíduos para outras industrias ou gerem novos produtos com viabilidade econômica.

• Alternativa sustentável: Substituição da areia (matéria prima virgem) por rejeito: A ideia principal é utilizar os rejeitos de mineração, in natura, como matéria prima no processo produtivo de painéis laminares.

• Redução de impacto ambiental: Transformação de um resíduo em matéria-prima para outra indústria, promovendo assim a economia circular.
• Geração de trabalho e renda: A proposta da Laminatus prevê criação de novas fontes de emprego e renda para a população, através da fabricação dos painéis laminares para a construção civil, promovendo economicamente as regiões onde se localizam as bacias de rejeitos.
• Capitalismo ecologicamente inovador: Geração de valor a partir de rejeitos minero-metalúrgicos num processo construtivo altamente inovador.

Resultado Esperado do Projeto

A LAMINATUS ENGENHARIA E INOVAÇÃO possui o conhecimento tácito, equipamentos e infraestrutura adequados para produção em escala industrial e comercial conforme as boas práticas de fabricação, sustentabilidade, saúde e segurança no trabalho.

Com o auxílio da equipe técnica do projeto, iremos planejar toda a cadeia produtiva dos painéis laminares, utilizando ferramentas e metodologias de produção enxuta que possibilitem o melhor aproveitamento do espaço, da matéria prima, da mão de obra e do maquinário envolvido, a fim de reduzirmos ainda mais o custo final do produto e aumento da produção.

Nesse contexto, o projeto se enquadra na temática de Economia Circular e Greentecnologies, pois o painel laminar com o uso de rejeitos de mineração será uma tecnologia utilizada para aprimorar o uso de recursos naturais, aumentando a sustentabilidade das mineradoras e siderúrgicas.

Faça sua busca