Os rejeitos de minério na Construção Civil

Estudos já foram realizados para a utilização do rejeito de minério de ferro na fabricação de blocos e tijolos em universidades conceituadas como UFMG, UFOP e UFLA e demostraram que o produto, após ensaios realizados por laboratórios reconhecidos, comprovaram que o mesmo possui condições para utilização nas diversas áreas da construção.

Um protótipo do painel laminar, utilizando maior quantidade de rejeitos do minério de ferro na sua construção, foi produzido pela empresa que demonstrou a viabilidade de utilização deste rejeito nos seus produtos. O protótipo apresentou características de resistência, durabilidade, estabilidade e estanqueidade, além de apresentar um acabamento satisfatório. Sendo assim, poderemos fabricar painéis com todas as instalações elétricas e hidráulicas, além das esquadrias já instaladas.

Inovação e Sustentabilidade

Nosso projeto atende ao objetivo do Mininghub da Mineração e visa atender a várias demandas da indústria da construção civil e do mercado imobiliário. Atualmente, existe demanda para o desenvolvimento de materiais mais resistentes, leves, sustentáveis e de baixo custo para atender este setor. Destacamos a oportunidade de aplicação desta tecnologia em habitações de interesse social e empreendimentos habitacionais privados, além de instalações comerciais e industriais.

A importância deste processo construtivo é a quantidade de rejeito que será utilizada em nossos produtos. Pesquisadores da UFMG estimam utilizar, no mínimo, 50% do rejeito em substituição ao concreto em nossas placas, informação embasada nos testes e ensaios laboratoriais realizados para avaliação do desempenho do protótipo.

O projeto se enquadra na temática de Economia Circular e Greentecnologies, pois o painel laminar com o uso de rejeitos de mineração será uma tecnologia utilizada para aprimorar o uso de recursos naturais, aumentando a sustentabilidade e reduzindo os passivos ambientais.

Faça sua busca