Fabricação de painéis laminares utilizando inovação tecnológica sustentável
A entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) tem motivado os diversos setores da economia a buscarem soluções mais seguras e sustentáveis para a gestão dos seus resíduos. Entre estes setores, destaca-se o da mineração que encontra enorme dificuldade de se adequar plenamente às novas diretrizes para a gestão dos resíduos gerados em grande quantidade e armazenados em barragens de rejeitos com capacidade limitada. O acúmulo desses resíduos pode causar problemas ambientais, sociais e de segurança sem mencionar os elevados custos de manutenção.
A LAMINATUS é uma indústria da Construção Civil, que irá fabricar estruturas laminares em concreto envelopado com rejeitos de minério de ferro, possuindo patente e licença para fabricação. A tecnologia das estruturas multilaminares de concreto, é uma nova proposta de modelo estrutural que, na realidade tem vários formatos; mas em síntese é uma estrutura mista formada por lâminas com diversas especialidades.
A empresa tem a missão de inserir no mercado nacional um novo produto formado por painéis laminares que utilizam como matéria prima os rejeitos de minério de ferro dispensados pelas mineradoras. Além dos inúmeros benefícios ambientais, o sistema construtivo utilizando os painéis proporciona maior estabilidade e resistência estrutural, reduz significativamente mão de obra, desperdícios e tempo de construção.
O projeto atende ao objetivo do Mininghub da Mineração e visa atender a várias demandas da indústria da construção civil e do mercado imobiliário. Atualmente, existe demanda para o desenvolvimento de materiais mais resistentes, leves, sustentáveis e de baixo custo para atender este setor. Destacamos a oportunidade de aplicação desta tecnologia em habitações de interesse social e empreendimentos habitacionais privados, além de instalações comerciais e industriais.
A importância deste processo construtivo é a quantidade de rejeito que será utilizada em nossos produtos. Pesquisadores da UFMG estimam utilizar, no mínimo, 50% do rejeito em substituição ao concreto em nossas placas, informação embasada nos testes e ensaios laboratoriais realizados para avaliação do desempenho do protótipo.
O projeto se enquadra na temática de Economia Circular e Sustentabilidade, pois o painel laminar com o uso de rejeitos de minério de ferro será uma tecnologia utilizada para aprimorar o uso de recursos naturais, aumentando a sustentabilidade e reduzindo os passivos ambientais.
Fonte: https://www.f6s.com/laminatusengenhariaeinovacao